Unhas: Tratamento para reduzir as cutículas



Oi gente!

Estou em um processo de tentar reduzir as minhas cutículas, sem precisar mais tirar. É um processo gradual e que depende de muita paciência, disciplina e força de vontade! Mas vale muito a pena.  Todas nós mulheres, sabemos como é bom ter as unhas sempre bonitas, impecáveis, não é mesmo? Mas tirar as cutículas, muitas vezes se torna um vício que não conseguirmos nos livrar...fica muito bonito quando fazemos as unhas...nos primeiros 5 dias...depois, quando vai começando a crescer, vão ficando ressecadas, se tirou um "bife" aí fica machucado, cheia de pelinhas soltas, etc...não fica mais tão bonito!

Então, por isso, resolvi parar de tirar as cutículas, mas não é tão fácil assim...

Pesquisei na internet sobre produtos e existem vários no mercado, todas nós sabemos...cera da Granado para unhas e cutículas, canetinhas que reduzem cutículas, etc...

No site Unha Bonita, da Dani Honorato, ela explica direitinho todo o processo para diminuir e tratar das cutículas. Indica vários produtos, como fazer, etc. Aprendi algumas coisas lendo as dicas dela.

Eu vou ensinar o jeito bem parecido com o dela, mas um jeito mais prático e econômico, usando coisas que você já tem em casa, produtos mais baratinhos...

Pois nem sempre achamos os produtos fácil, às vezes estamos precisando economizar e a minha intenção aqui no blog é também dar dicas de beleza para vocês gastando pouco, o que é uma forma de economia sustentável. Usar o que você já tem ou se não tem, comprar o mais barato e que pode ter o mesmo resultado.

Bom, vou mostrar para vocês primeiro, os produtos que estou usando:



Na foto vocês podem ver:

  • 1 espátula para empurrar as cutículas;
  • 1 alicate de cutículas; O alicate não vai ser para tirar as cutículas e sim para tirar aquelas pelinhas indesejadas que aparecem nos cantinhos. Só isso!!!
  • Polpa hidratante para as mãos e unhas de castanha da Natura Ekos ( tem resenha sobre esse produto aqui). A Dani Honorato indica o Vasenol para mãos e unhas, nunca usei, mas deve ser bom. Você pode usar o seu hidratante de mãos de costume. O hidratante para as mãos, servirá para você levar na bolsa, para todos os lugares, e sempre que sentir as mãos e cutículas secas, você usa e abusa!
  • 1 hidratante corporal Garnier Body extranutritivo Manteiga de Karité (isso mesmo, hidratante corporal. Quem não tem um em casa? Aí, você pode usar esse ou o que tiver em casa, desde que seja para peles secas ou extremamente secas, ou seja, um hidratante para hidratar bem mesmo. Esse eu já tinha em casa, pois ganhei de brinde. E usava para fazer as unhas. Ele é bem hidratante mesmo, bem emoliente. Esse vai servir para você fazer o tratamento em casa. Você pode comprar de qualquer marca, do jeito que falei, o mais barato que achar, mas de boa marca. Existem diversos por aí, mas tem que ser para pele seca e se for de manteiga de karité, óleo de amêndoas, melhor ainda, pois vai deixar a pele molhada por mais tempo.
  • 1 vidro de óleo de amêndoas doce que vai servir para você misturar no hidratante acima para deixar ainda mais hidratante e nutritivo para as suas unhas e cutículas;
  • Bepantol baby: aquela pomadinha de assaduras de bebê muito famosa e que serve para mil e uma coisas. Não está na foto, mas vai aparecer mais embaixo. Usar essa pomadinha à noite, para hidratação noturna das cutículas.
  • Fortalecedor de unhas 100% natural da Sal da Terra Saboaria: estou indicando esse, pois é muito bom, acabei de receber. Custa 12 reais e você pode comprar clicando aqui. Mas você pode usar o fortalecedor de costume. O fortalecedor vai deixar suas unhas mais bonitas, fortes e saudáveis. Indico esse da Sal da Terra pois tem muitos ativos nutritivos e naturais. 
Gostei desse fortalecedor, pois parece um óleo e não base. Não fica na unha como base, é tipo um remedinho mesmo para as unhas. Vale a pena. Eu recebi ele essa semana, mas já estava fazendo o processo todo antes. Faz umas 3 semanas já que estou na luta!!! rsrsrs. Inclui o fortalecedor depois. Você pode fazer o tratamento todo sem ele, indico pois gostei muito e se você está com as unhas fracas e quebradiças, é uma boa dica.






Agora, vou ensinar todo o processo:

Faça esse "ritual" todos os dias, se possível. Sempre depois do banho, de preferência, pois as mãos estarão molhadas e as cutículas mais macias. 

Aí, pegue o hidratante corporal e misture nele, dentro do pote mesmo ou se estiver muito cheio, coloque em outro recipiente com tampa, um pouco de óleo de amêndoas. Agite bem. 

Ficará um creme ainda mais hidratante, emoliente e nutritivo.

Passe em cada um das unhas e nas mãos e massageie bem as cutículas. 

Com a espátula, empurre todas as cutículas de forma cuidadosa. Se precisar, com o outro lado da espátula, tire os excessos, as sujeirinhas. Mas bem de levinho.

Com o alicate, retire as pelinhas que vierem a aparecer. Mas só as pelinhas laterais mesmo! Eu sei que você vai ficar com aquela vontade irresistível de tirar as cutículas, mas não tire!!! Seja forte! rsrs

Digo para fazer isso todos os dias, pois se não, as cutículas vão crescendo e ficando "coladas" e como temos o costume de já tirar há muito tempo, elas crescem rápido e ficam muito grandes. Então, tem que ser feito todos os dias e elas vão diminuindo aos poucos. 

O segredo é deixar as cutículas bem hidratadas. Sempre que você ver que ela estão ressecadas, feias, pega o creme para as mãos e passa em cada um dos dedos. Massageando bem. Por isso, levar o hidratante para mãos e unhas sempre na bolsa. Não é paranóia, mas se quiser que tudo corra bem, faça tudo direitinho! rsrsrs 
Se não o trabalho fica perdido.

Aí, depois que fez tudo, passou o creme, empurrou, tirou as pelinhas, lixe suas unhas como gostar, etc...aí lave as mãos e passe o hidratante com o óleo de amêndoas novamente e deixe agir algum tempo. Você vai notar a diferença logo de cara. Aí passe o fortalecedor de unhas ou base...como preferir...

E quando sair de casa, não esqueça do seu creme para as mãos, coloque na bolsa e passe sempre que precisar, como eu disse!

Bepantol: Aí, quando chegar em casa, à noite, de preferência, depois do banho, se achar que precisa, repita o mesmo processo...verifique como estão as unhas, se tem pelinhas, etc...mas cuidado para não machucar demais empurrando as cutículas...somente se achar que precisa...
Aí, pegue o bepantol e passe um poquinho em cada unha, tipo preenchendo mesmo cada cutícula. E deixe agir algum tempo. Depois massageie cada cutícula bem. E pronto. O Bepantol é um medicamento indicado para assaduras, mas ele é recomendado para diversas coisas. Para clarear e hidratar a pele do rosto, para a pele ressecada dos lábios, o líquido é indicado para os cabelos também, etc...é muito versátil e ele hidrata e nutre! Por isso é indicado e ajuda a reduzir as pelinhas e a cutícula, pois envita mesmo o ressecamento.
Digo para passar de noite, pois é mais oleoso e como você vai dormir e ficar em casa mesmo, não tem problema. Aí ele agirá a noite toda. Então massageie bem e com calma cada um dos dedos e as cutículas.

Nos outros dias, repita os mesmos procedimentos.

Como eu disse, é um ritual que requer paciência e disciplina...

Mas é muito bom fazer isso, pois suas unhas estarão sempre prontas para serem esmaltadas. Ai, quando quiser, é só passar o esmalte de sua preferência.

As unhas ficaram bonitas, saudáveis, sem precisar tirar as cutículas e ficar arrancando aqueles bifes e machucando tudo.

Obs.: esse procedimento pode ser feito com as unhas esmaltadas também, porque tem que continuar mantendo e se fizer com delicadeza, não vai estragar o esmalte.

E eu garanto, está adiantando! Olhem as fotos...como disse, estou nesse processo tem 03 (três) semanas e minhas cutículas e também as mãos estão bem mais hidratadas. As unhas estão lisinhas, sem manchas e mais resistentes. Pois o tratamento reflete também nas unhas.





Quando tiramos as cutículas, não são só elas que sofrem, as unhas também sofrem todo o trauma. Aquelas manchinhas brancas que aparecem e outros problemas, podem ser resultado também, de tanto tirar as cutículas. O que também deixa as unhas fracas e quebradiças.

E fazendo todo esse processo, suas unhas e cutículas vão ficar super saudáveis e bem cuidadas.

Faça sempre, tudo direitinho que vocês vão ver que vai dar resultado. Se achar que não consegue parar de vez, vá fazendo devagar, diminuindo aos poucos de tirar...se você afunda demais, vá diminuindo e gradativamente você vai conseguir. 

Como eu disse, uma maneira prática e super econômica, pois quase tudo você já tem em casa. Oléo de amêndoas e hidratante corporal são super baratos e você já até pode ter em casa...você com certeza já tem um hidratante para as mãos, mas se não tiver, esse da Natura é super em conta e ótimo (confira na resenha) e o Vasenol indicado pela Dani Honorato também é uma ótima dica; O bepantol também não é tão caro e rende muito e se você já tem bebê, com certeza tem em casa! Se não tiver, não custa caro e vai durar bastante tempo! E o fortalecedor, que foi um a mais, tem um preço ótimo também, 12 reais. 

Então, olha só o que você vai gastar:

Alicate e espátula: com certeza você tem em casa;
Óleo de amêndoas: em torno de 2 a 3 reais um vidrinho;
Hidrantante corporal: você já deve ter, mas se não tiver, esse que estou usando custa em torno de 7 reais;
bepantol baby: em torno de 12 reais;
Vasenol mãos e unhas indicado pela Dani:  em torno de 9 reais; Natura Ekos 23 reais. Você pode optar pelo Vasenol que é mais barato ou usar o seu de costume.

É claro que você pode comprar produtos próprios, seguir outras recomendações, usar a canetinha de diminuir cutítula, etc...mas desse jeito que eu ensinei, caso você não tenha produtos específicos, pode começar agora mesmo, com os que você já tem!


Bom, espero que tenham gostado!

E vocês, já tentaram parar de tirar as cutículas? Como fizeram? Deu certo? Gostam da ideia ou não? Gostaram das dicas? Deixem seus comentários!

Abraços,





Comentários

  1. Amiga eu ja ia falar disso hoje!!
    Adorei ver sua dica, é quase os mesmos produtos mas a intenção a mesma, não tirar cutículas. Amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, que bom receber sua visita! Estamos sumidas! rsrs
      Que legal! Então vamos compartilhar nossas dicas!
      Eu quis ensinar uma forma mais "econômica" para as meninas! rsrs
      Quero ver suas dicas também, pois tudo é válido!
      Beijos, vou lá te visitar!

      Excluir
  2. Excelente dica vou fazer em casa eu lixo e pinto as unhas sem problema mas tenho muita preguiça de tirar as cutículas então como não gosto de fazer acaba ficando feio e toda picada, vou começar hoje mesmo, beijos e bom domingo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Faz mesmo que vc vai ver que vai dar certo, se fizer tudo certinho! Resolvi fazer também porque fico sem tempo de fazer as unhas, aí as cutículas crescem e fica um horror e quando ia tirar machucava tudo aí resolvi fazer isso, agora sempre que for esmaltar, está preparada!
      beijos e depois me conta!

      Excluir
  3. Remover por completo as cutículas definitivamente não é nada bom, afinal de contas elas são uma proteção natural né?
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Senhor do Século | Beleza para homens


    Instagram | Twitter | Facebook | E-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! É um processo demorado e tem que manter todos os dias, mas vale a pena não tirar!
      Que bom que gostou!
      beijos

      Excluir
  4. Querida estou amando o seu blog...continue assim....

    ResponderExcluir
  5. Oi Ci,
    Acabei de responder sobre isso no blog da Lucy agorinha mesmo...rs
    Eu tbm não tiro mais as cutículas, e gosto de usar óleo de rícino e manteiga de karité puros... cada dia uso um... acho que são bem eficientes, e acaba saindo bem em conta também. O óleo de rícino tbm fortalece bastante.
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Erika, pois é, ela me disse hoje de manhã que ia postar sobre o mesmo assunto. Pois é, dá trabalho, mas é bem melhor. A manteiga de karité é boa mesmo, sabia...e esse hidratante que falei é de manteiga de karité...mas é bom usar pura, né? óleo de rícino não sabia...bom saber!
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, venho através do grupo Agenda dos Blogs conhecer o seu cantinho e retribuir a visita ao meu blog... Gostei muito e já estou seguindo. Agradeço o seu convite , quero te desejar muito sucesso! Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita e por seguir!
      Sucesso para você também!
      Volte sempre! Beijos

      Excluir
  8. Ei flor, amei as dicas. Eu estou tentando parar de tirar as cutículas também, um vício complicado de tirar rs
    Já tem quase 1 mês e estou resistindo as tentações. Eu uso também o Mira Cuticle da Avon, estou gostando bastante =)
    Ah seja bem vinda ao Encantada, já estou seguindo aqui também.
    Beijo

    Leidi Sampaio
    Encantada por Esmaltes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita, Leidi! Eu conheço esse produto, só que quis ensinar um jeito mais prático e barato aqui, mas sei que o produto é ótimo! Obrigada pela dica, por visitar e seguir!
      Beijos

      Excluir
  9. Odeio tirar cuticula, mas acabo fazendo porque minha mão resseca muito por causa dos produtos de limpeza, eu não posso usar luvas! :(

    Adorei as dicas, vou testar!

    http://myplaceholy.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/MyHolyPlace
    Visite nosso grupo no Google+: As Coisas Que Eu mais Gosto (um espaço para você divulgar seu blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Néa! É uma chatice mesmo, tb não gosto! Minhas mãos também ficam ressecadas, porque ser mãe e dona de casa não é fácil! rsrsr
      Mas as minhas dicas vão adiantar muito! Não desgrude dos hidratantes! São tudo!
      Beijos

      Excluir
  10. Adorei as dicas, vou aderir agora mesmo! haha
    Estou seguindo seu blog, se puder siga o meu
    http://karinefriedmann.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, que bom que gostou! Pode aderir que funciona! Garanto!
      Obrigada, já fui no seu cantinho e segui, adorei!
      beijo

      Excluir
  11. Cibele flor eu tb to nessa batalha...e confesso que é uma coisa mto dificil viw!!!!
    Adorei as dicas!!!
    Retribuindo a visita e seguindo.
    BjooooO

    Doida por Esmaltes
    Fan Page DPE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma batalha mesmo! rsrsrs
      Que bom que gostou!
      Obrigada!
      Beijo

      Excluir
  12. Gostei das dicas!! Também tento não tirar mais cutícula, mas tem sempre uma rebelde que me faz usar alicate heheh
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Pois é, tem que ser com calma! rsrs
      bjo

      Excluir
  13. Já faz anos que não tiro as cutículas, as minhas são bem fininhas. As manicures sempre tiravam bifes dos meus dedos, era muito ruim. Hidratando bem as cutículas é desnecessário tirá-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dá um trabalhinho, mas é bem melhor! Com certeza, hidratação é tudo! bjo

      Excluir
  14. E depois de 5,6 meses, 1 ano sem tirar as cuticulas, tem que continuar hidratando as cuticulas do mesmo jeito?? Bju.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que sim Dê. A hidratação é constante. Já faz mais de 2 meses que não tiro, mas continuo hidratando, passando bepantol de noite..tem que ser constante, até elas afinarem..com o tempo afina e a mão hidratada é mais bonita né? mas elas vão afinando com o tempo...

    ResponderExcluir
  16. Dicas fantásticas! Adorei e vou adotar algumas delas. Parabéns muito útil principalmente nessa época do ano.
    beijo :)
    beleza-facil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Cibele, também estou resolvida em pelo menos diminuir o ressecamento de minhas mãos e principalmente das cutículas! Apesar de já ter adquirido oa cera da granado, tentarei os outros procedimentos também.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode fazer que dá resultado, vc vai ver! por nada! volte sempre! bjo

      Excluir
  18. Olá querida, tudo bem? gostei muito da sua dica, pois tenho feito dessa maneira, mais estou um pouco decepcionada não tiro cutícula a quase 2 meses, minhas cutículas estão enormes pedindo um alicate mais tenho resistido, só to achando que não está funcionando comigo. se sentindo desanimada.!
    Se puder me ajudar. bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá querida tudo bem? estou um pouco decepcionada em não tirar mais as cutículas, estou a quase 2 meses sem tirar e elas estão enormes pedindo um alicate, tenho hidratado do jeito que você ensinou, mais acho que comigo não esta funcionando. Não sei mais o que fazer. Você pode me ajudar? obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, tudo bem!
      É difícil mesmo! Esse ritualzinho eu aprendi com a Daniele Honorato do blog Unha Bonita. Ela faz do mesmo jeito só que usando outros produtos. O problema todo é ser persistente e fazer o ritual todos os dias. Manter as mãos e cutículas sempre hidratadas e empurrar as cutículas todos os dias é essencial...você está fazendo isso?? Como eu disse, todos os dias de preferência à noite, hidrate bem as mãos e abaixe as cutículas, passe o bepantol, se quiser coloque até uma luvinha plástica também com hidratante nas mãos...se não empurrar mesmo ela vai crescer e não pode deixar seca...dá mesmo vontade de tirar...eu ainda de dez em quando caio na tentação, mas a minha está bem fininha já e quando vou fazer as unhas é só lixar, hidratar dar uma empurradinha e arrumar e aí esmaltar. O hidratar é que deixa com aspecto de que não tem a cutícula e quando vc empurra ela descola e desce....com o tempo vai afinando, mas tem que ter paciência...agora sumir sumir ela não some, pois faz parte das suas mãos! rs
      Veja esse texto aqui http://www.unhabonita.com.br/10-razoes-para-nao-tirar-cuticulas/
      http://www.unhabonita.com.br/passo-a-passo-cuticulas-bonitas/

      Excluir
  20. Adorei suas dicas! Com certeza vou experimentar pois estou parando de roer as unhas e as cutículas ficam grandes, incomodando mesmo. rsrsrs Aí o jeito era tirar. rsrsrs Mas vou preparar o material e começar esse processo o mais rápido possível, pois não vejo a hora de ver essas "benditas cuticulas" reduzidas, rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Otimo conteudo, Cibele. Eu resolvi não tirar mais as cuticulas; Fiz isso a vida toda porque a minha é bem funda. Mas fica tão bonito também se estiver bem hidratada e não precisar tirar, né? Esses dias eu comecei a mexer nas minhas coisas e achei um vidrinho daquele Bio Oil. Na verdade comprei pra usar no rosto, mas depois que vi que era oleo mineral e podia mais prejudicar que melhorar a pele, pra não jogar fora comecei a misturar no creme pras mãos que na verdade é o da Granado pra cuticulas ( parece que agora a embalagem mudou e é pequena, mas a que tenho é enorme então resolvi usar nas mãos mesmo porque o cheiro da linha Granado pink é maravilhoso ). Aí eu comprei também, da mesma linha, a canetinha pra cuticulas. Ja usei da Dani Honorato e gostei, mas estou preferindo a da Granado. Também passei a fazer esmaltação americana em vez de borrar tudo e depois tirar com acetona ou removedor. Isso melhorou bem porque ressecava demais depois que eu palitava pra remover o que borrava e eu nunca gostava do resultado porque dependendo do que a gente passa pra hidratar depois, "queima" o esmalte e fica opaco. Bom... é isso que ando fazendo. Beijão pra vc!!

    ResponderExcluir
  22. Oi linda, tudo bem? fico feliz que tenha dado certo pra vc! muito melhor não ficar refém do alicate né? rsrsrs com o tempo vc vai ver que vai reduzir muuito e fica muito mais prático e saudável para as unhas! beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros