Momento bebê: saúde bucal






Quando o assunto são os nossos filhos, cuidar bem da alimentação deles é fundamental para um crescimento e desenvolvimento saudável. Mas outro assunto muito importante, relacionado à saúde, é o cuidado com os dentes e a higiene bucal dos pequenos. De certa forma, a saúde bucal tem a ver com a alimentação. É fundamental que a criança, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, ainda bebê, tenha a boquinha limpa e livre de germes e bactérias. 


Para isso, alguns cuidados são importantes e que toda a mamãe não deve se esquecer de seguir, todos os dias, como um ritual. Vou indicar aqui alguns produtos muito bons e que vão auxiliar muito na hora de cuidar da saúde bucal dos nossos filhos.


Limpeza até 6 meses: quando ainda bebês, antes do nascimento dos primeiros dentinhos, que se dá por volta dos 5 ou 6 meses, já é muito importante limpar a boquinha do neném. Para isso, basta usar uma fralda de pano limpa ou gaze – separe uma fralda somente para isso; soro fisiológico ou água mineral ou filtrada. 


Aí é só colocar a fralda em seu dedo indicador, molhar no soro ou água e limpar toda a boca do bebê, gengivas e língua. Quando o bebê mama somente leite materno, não é tão importante limpar, mas se ele já toma leite artificial e já está sendo introduzido nas papinhas doces e salgadas, é muito importante fazer esse processo. 





A partir de 6 meses

Nascimento dos primeiros dentes: quando os primeiros dentinhos começam a nascer, o bebê sente muito desconforto, podendo sentir dores, entre outros sintomas, que podem variar de bebê para bebê. Vou indicar um remedinho, natural, muito antigo e eficiente que uma tia minha me indicou, quando o Pedro nasceu. Camomilina C. Ele ajuda a amenizar os sintomas do nascimento dos primeiros dentes, aliviando o desconforto, ajudando o bebê a dormir mais calminho. 

Possui vitamina C, D, camomila, entre outros ingredientes. Acesse a bula aqui.
Custa em torno de R$ 15 reais e pode ser encontrado em qualquer farmácia. 

Eu dei para o Pedro desde os 6 meses até 1 ano. Eu dava 2 vezes ao dia, de manhã e na hora de dormir. Pode ser dado até o nascimento de todos os dentes, desde que a mamãe perceba que a criança está com algum desconforto. É um pó que pode ser dado diretamente na boca ou diluído na água, leite ou suco.



Escova de dentes: Se já estão aparecendo os primeiros dentinhos no bebê, já é hora de usar uma escovinha. Existem vários modelos no mercado. Como a boquinha do bebê ainda é muito sensível existem escovinhas próprias. Tanto as de dedo como as convencionais, mas em tamanho menor. São estes modelos abaixo. Eu uso a Oral-B Stages.






Gel dental: É importante também utilizar a pasta de dentes apropriada e para isso vou indicar uma marca muito boa que eu uso com o meu filho. A pasta de dentes não pode conter flúor. A criança só pode usar flúor a partir dos 3 anos de idade. 

O Gel Dental Weleda da linha Calêndula é um produto natural, feito à base de ingredientes vegetais, não possui flúor e pode ser ingerido pelo bebê. Como ele ainda não sabe cuspir, a pasta de dente deve ser muito leve e com o mínimo de produtos químicos possíveis e por isso também não pode conter flúor. Ponto muito importante sobre a marca também é que não testa seus produtos em animais. Portanto, livre de crueldade! 
Custa em torno de R$ 20 reais e pode ser encontrado nas farmácias e drogarias.




Cárie de mamadeira: Se o bebê mama dormindo é muito importante fazer a higiene logo ao acordar, para não correr o risco de surgir a famosa cárie de mamadeira. Muitos médicos aconselham parar de dar a mamadeira à noite ou de madrugada, mas no caso do meu filho eu ainda não consegui tirar e como ele não toma tanto leite durante o dia, resolvi continuar dando, mas eu escovo os dentes dele de manhã e antes de dormir. Foi o que a dentista me aconselhou quando levei o Pedro na primeira consulta, quando ele fez 1 ano. É muito importante levar o bebê a primeira vez ao dentista com essa idade. O profissional vai olhar a boquinha do bebê, avaliar os dentinhos, dar conselhos aos pais, etc. 


Eu acho que a cárie de mamadeira não surge somente por causa da mamada da noite, outros alimentos durante o dia também podem influenciar. Muitas mães dão alimentos cheios de açúcar para as crianças, o que não é recomendado ainda nessa idade (e nem em outras) ou também não fazem nenhum tipo de higienização na boca do bebê. O Pedro toma o leitinho dele todos os dias, às 23 horas, dormindo, e tem os dentes limpinhos e branquinhos. 

Frequência da escovação: Não precisa escovar toda hora, depois de todas as refeições. Nessa idade, basta escovar depois do café da manhã e antes de dormir.  

Chupeta, bico da mamadeira e copinho: lavar e esterelizar bicos das mamadeiras, dos copinhos e as chupetas, também é muito importante para manter a saúde bucal dos bebês e também evitar as doenças, como cáries, sapinho, etc.

 



Então, mamães, prestem muita atenção no que dão de comer aos seus filhos! Evitem os alimentos artificiais, açucarados, etc. E façam esse ritual de higienização todos os dias para manter a saúde bucal dos seus filhos, desde bebezinhos!  

Se a criança, tão pequena, tiver algum problema, como cárie, por exemplo, o transtorno para fazer o tratamento é muito grande, tendo que tomar remédio para dormir, anestesia, etc., então pense nisso! Quanto mais evitarmos problemas para nossos filhos, melhor!


Espero que tenham gostado!

Abraços




Comentários

  1. minha filha te 2 aninhos e 8 meses e nao me deixa escovar os dentinhos,morde na minha mae fecha a boca,e agora descobri q esta com duas caries...........ten alguma dica.....Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Patty, que situação hein? Eu escovo os dentinhos do meu filho todos os dias, no início ele não queria, chorava...no início escovava somente a noite, antes de dormir, agora escovo depois do almoço e antes de dormir...escovo com escovinha própria e a pasta tem que ser sem flúor, vc sabe né? bom, aí meu marido segura ele, segura a cabeça e aí eu abro a boca dele, escovo e depois com uma gaze enrolada no meu dedo com a ponta molhada limpo os cantos e a língua..agora ele acostumou e ele mesmo nem chora mais...vc tinha que ter feito isso desde cedo até ela acostumar..agora vc terá que levar ela no dentista para cuidar dessas cáries ai...e o problema de tratar cárie de criança é tão chato, que tem que sedar a criança, por isso eu cuidei direito para isso não acontecer...minha mãe fica com meu filho durante a semana e sempre falo com ela escova o dente dele, ela fica com dó, mas eu falo, melhor ele sofrer agora do que depois quando ele tiver que ir ao dentista vai ser pior...agora leve ela ao dentista para tratar, para ver o que a dentista fala e continue cuidando dos dentes...peça pra alguém segurar ela, cante uma musiquinha, sei lá, de dentinhos, fala com ela que é para não dar bichinho na boca, e mesmo que ela chore vc tem que escovar, pro bem dela...abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros