As propriedades da batata doce


A batata doce é conhecida como um alimento funcional. Alimentos funcionais servem para enriquecer a dieta com substâncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce, ajudar no funcionamento do intestino e reduzir a absorção de gorduras pelo organismo.
Apesar de ser batata e ser doce ela é muito saudável e ajuda a emagrecer. Para quem é atleta ou só está praticando algum exercício físico para perder peso, é um ótimo alimento, pois dá muita energia, acelera o metabolismo, é rica em vitaminas e não engorda.

No Brasil há quatro tipos de batata-doce, classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca (também conhecida como angola ou terra-nova), que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, muito apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e a batata-doce-avermelhada, que tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.

Nutricionalmente, é rica em carboidratos, vitamina C e apresenta uma quantidade considerável de niacina, além de outras vitaminas e minerais. É um alimento bastante consumido por atletas como fonte de carboidrato durante o dia, devido ao seu índice glicêmico (índice que reflete o impacto dos carboidratos nos níveis sangüíneos de glicose), que é menor do que o do arroz e o do pão branco.
Na culinária, não é de tão fácil preparo como outras hortaliças, visto que demanda um maior tempo de preparo. Pode ser utilizada em diversos tipos de pratos, como: assados, cozidos, doces, entre outros. Pela seu sabor doce, combina muito bem com canela, mel, coco, lima e noz-moscada, além de doces de pastelaria e compotas. As folhas e brotações da batata-doce também são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas.
 
Aqui uma receita para você apreciar a batata doce

Batata doce e baroa assada com alecrim e curry

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros