Complemente a sua alimentação com os suplementos Vitamínicos



Todos sabem que uma boa alimentação é fundamental para a nossa saúde e também para o crescimento dos nossos filhos. As frutas, legumes e verduras devem ser ítens indispensáveis no cardápio de todos da família. Mas contar apenas com esses ingredientes não é o suficiente para obtermos a quantidade diária necessária de vitaminas para o nosso organismo. Ainda mais com os diversos tipos de alimentos trangênicos, modificados e cheios de agrotóxicos que temos hoje, não dá para saber se eles ainda possuem as suas propriedades naturais.

O organismo humano necessita de muitas vitaminas e sais minerais e mesmo se consurmimos de tudo, não conseguiremos obter todos eles. Ainda mais no caso de quem optou por algum tipo de dieta vegetariana, tem ainda mais limitado esse consumo. Portanto, vou postar aqui para vocês os complexos vitamínicos que a minha família consome, incluíndo o meu filho, pois as crianças, mais do que nós precisa das vitaminas, pois estão em fase de crescimento e de rápida absorção de nutrientes. Com eles não podemos falhar, pois a saúde deles no futuro depende diretamente do que consomem no presente.

Portanto, vamos lá!

Para os adultos:

  • Complexo Vitamínico: para quem não sabe, trata-se de um comprimido ou cápsula que possui em sua fórmula diversos tipos de vitamina, muitos deles quase todas. Um ótimo complexo vitamínico, em termos de preço e de composição, é o Sunvite Platinum, da Sundown, que pode ser encontrado em diversas farmácias e drogarias, pelo valor de R$56,00 aproximadamente. (opção de compra nesse valor aqui). Muitos conhecem o suplemento vitamínico muito famoso, o Centrum, mas o Sunvite tem uma fórmula muito mais completa e o preço muito mais em conta. O correto é tomar 1 comprimido todos os dias, 30 minutos antes do almoço.

  • Vitamina C: outra importante vitamina que não pode faltar em nosso dia a dia é a Vitamina C. O nosso organismo não consegue nem sintetizar nem armazenar esta vitamina, portanto é necessário ingerí-la em doses diárias.A Vitamina C tem uma forte acção antioxidante neutralizando os radicais livres, substâncias que causam cancro, corrupção de ADN e envelhecimento celular. Possui ainda uma acção antitóxica, através da neutralização de nitrosaminas (carnes curadas) e outras substâncias tóxicas. A vitamina C aumenta as defesas contra infecções, fortalece as paredes dos capilares e artérias e melhora a consistências dos ossos e dentes. Favorece ainda a absorção do ferro não “hem”. A Vitamina C também faz com que o nosso organismo produza o colágeno.
    Em caso de falta de vitamina C poderá existir um cansaço constante, má cicatrização, escorbuto e pequenas hemorragias debaixo da pele. Verificam-se maiores necessidades de vitamina C em caso de stress, infecções e outras mazelas, como feridas e queimaduras.

    Utilizo a Sun C 500mg da marca Sundown, que pode ser encontrada pelo valor aproximado de R$17,00 (esse preço você encontra aqui). O correto seria ingerir 1 comprimido por dia, de preferência pela manhã, com um suco de laranja ou qualquer outra fruta ácida, não com leite ou derivados. Pode ser antes do café da manhã, e depois de 30 minutos, toma-se o café normalmente. Na parte da manhã o nosso organismo absorve muito mais as vitaminas.
  • Sulfato ferroso: o sulfato ferroso também é muito importante para prevenir a anemia, principalmente para os vegetarianos. Mas todas as pessoas deveriam fazer uso, principalmente as mulheres, que menstruam, as grávidas e as que estão amamentando. Deve ser tomado 1 comprimido todos os dias, junto com a vitamina C, pois esta ajuda na melhor absorção do ferro. Um bom exemplo é o Neutrofer, que até já vem com vitamina C, então, caso queira tomar esse, não precisa tomar a vitamina C separado.




Para as crianças:

  • Complexo Vitamínico: um ótimo polivitamínico que é recomendado pelos pediatras (já tomei quando criança e dou para o meu filho), é o Protovit Plus da Bayer. Meu filho toma todos os dias, depois do almoço, 6 gotas. Na bula fala quantas gotas a criança deve tomar, de acordo com o peso e idade. Pode ser encontrado aqui  pelo valor de R$ 7,00 aproximadamente.

  • Sulfato ferroso: As crianças, pelos mesmos motivos que os adutos, também devem tomar sulfato ferroso. O que eu dou para o meu filho é o Neutrofer da EMS, que também é de acordo com a idade e peso da criança. No caso do meu filho que tem 1 ano, eu dou 10 gotas, junto com o Protovit, depois do almoço. Coloco todas as gotas em uma colherzinha e dou para ele. Mas cada mamãe pode dar do jeito que achar melhor, misturado na comida, coloca tudo na seringa (sem agulha, claro) e dá, enfim...cada uma conhece o seu filho e encontra a melhor forma de dar. Pode ser encontrado aqui por R$ 27,00 aproximadamente.

  • Vitamina C: A Vitamina C também é muito importante para os pequenos, pelos mesmos motivos já citados. Ainda mais, ajuda a prevenir gripes, resfriados e demais problemas respiratórios que são muito comuns em crianças. Dou para o meu filho Cebion Solução Oral. Tem um sabor de caramelo o que facilita para a criança tomar. Pode ser dado 30 minutos antes do almoço ou depois, junto com as outras vitaminas. 1 ml tá de bom tamanho para as crianças. Pode ser encontrado aqui  pelo valor de R$ 9,60 aproximadamente.

Fora essas, existem diversas outras vitaminas que podem ser consumidas no dia a dia. Mas essas são as mais básicas e que todas as pessoas deveriam tomar diariamente. Essas marcas que postei aqui são as que eu utilizo e são as mais conhecidas e que a maioria das pessoas toma. É claro que existem diversas outras que variam de preço, mas é preciso olhar direitinho a composição e o laboratório para ver se é de boa procedência.

É claro que você não deve deixar de consultar um médico, mas acho que não tem problema algum, somente benefício o consumo dessas vitaminas postadas aqui. No caso da minha família acabamos tomando por conta própria por achar necessário e que a alimentação sozinha não está dando conta do recado, ainda mais pela escolha da nossa dieta vegetariana.
 
Especial para as mulheres:

No caso das mamães e futuras mamães, é muito importante, principalmente na fase da gravidez e depois do parto e também durante a amamentação, fazer uso das vitaminas, pois ajuda a prevenir que se tenha uma anemia, carência de vitaminas, pois essas fases exigem muito do organismo da mulher. Durante a amamentação a mulher tem uma queda considerável de cabelo e tomar direitinho as vitaminas ajuda a fazer com que eles se recuperem mais rápido.
Muitas mulheres não cuidam direito da saúde nessa fase e ficam, depois da queda do cabelo, com falhas quem nunca mais se recuperam, pois a saúde está debilitada. Para essa fase, existe a vitamina específica para grávidas, que deve ser tomada durante a amamentação também. No meu caso eu usei a Materna, que é bem completa e específica para a fase da gravidez e lactação. Durante a gravidez é importante tomar, pois o bebê absorve grande parte do que a mãe consome, então é preciso ter um estoque e repor ao mesmo tempo as vitaminas do organismo.  Tomando, você também está "vitaminando" o seu bebê. Eu tomei essa vitamina durante toda a gravidez e também durante todo o período da amamentação, juntamente com o sulfato ferroso e ácido fólico  (vou falar depois). Pode ser encontrado pelo valor aproximado de R$ 35,00. Existem outras marcas, cada ginecologista vai indicar a marca que mais confia.

 
Ácido Fólico: essa substância é ultra, mega importante para as grávidas. Nenhuma futura mamãe deve deixar de tomar. O recomendado é tomar 3 meses antes de engravidar até o terceiro trimestre da gravidez. Mas se as mulheres forem pegas de surpresa, o ideal é começar a tomar logo que fiquem sabendo da gravidez.
O ácido fólico é elemento essencial para a formação do cérebro e da coluna do bebê. Você já ouviu falar de feto anencefálico? São bebês que nascem sem o cérebro, ou este é mal formado. Situação muito triste. E o pior é que isso, principalmente em meio as mulheres de classe mais baixa, é comum acontecer. Isso se dá, 99% pela deficiência de ácido fólico no organismo da mãe. Muitos médicos recomendam tomar até o 3 mês de gravidez, outros até o final. Para garantir, é melhor tomar até o final, foi o que eu fiz. Mulheres que queiram saber mais sobre o ácido fólico clique aqui: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI72681-10544,00.html
O ácido fólico é baratinho, encontrado em qualquer farmácia e não tem desculpa para não tomar! Se as mulheres já estão pensando em engravidar, comecem desde já a tomar. As que já estão, descobriram a pouco tempo, comecem imediatamente! A sua ginecologista com certeza vai recomendar! Por isso o pré-natal é muito importante, para sabermos exatamente como devemos proceder e cuidar da nossa saúde e do nosso bebê nessa fase tão importante.


Bom, espero que tenham gostado e essas informações ajudem vocês.

Comentários

  1. Oi, minha filha esta com 1 ano e 6 meses e eu ainda a amamento, Quero saber se você me indica alguma vitamina (polivitamínico) pois constantemente eu fico gripada. Beijos, e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeane, tudo bem? eu indico o Materna, que falei no texto acima. Ele é ótimo, indicado para quem ainda está amamentando! Não deixe de tomar, tome regularmente, sempre, mesmo depois de amamentar e cuidado com os cabelos, pois eles caem demais nessa fase, então se fortaleça! beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi, td bem? meu nome é Ana, faço atividade física constante, que tipo de suplemento vitamínico você me indica, para manter a energia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tudo bem sim e vc? Obrigada pela visita...
      Bem, eu não sou nutricionista nem médica...você toma algum suplemento já? a vitamina que dá mais energia é a B12, conhecida como a “vitamina da energia “, e é essencial para muitas funções críticas em seu corpo, incluindo a produção de energia, melhorando o seu sistema imunológico e ajuda a regular a formação de células vermelhas do sangue...Indico pra vc o medicamento chamado Stresstabs, pois ele tem todas as vitaminas do complexo b e é indicado mesmo para dar energia, tem ácido fólico que é bom para o cérebro e se vc ainda não teve filho e pretende ter é importante tomar...procure esse, tem até um que já vem com zinco...
      abraços

      Excluir
  3. Bom dia Cibele, Gostei muito de ler seu blog. Tambem sou vegetariana e tive uma gravidez anembrionada, que foi abortada no mes passado com 11 semanas. Quero muito engravidar, os medicos receitaram apenas o sulfato ferroso, por causa do sangramento intenso que tive. Vc me indica alguma vitamina?
    Muito obrigada.
    Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia, nossa! que pena hein? Cuide da sua alimentação e da sua saúde primeiro antes de engravidar. Não estou falando de médicos, mas muitas vezes não dá para ir na onda deles, sabe...muitos não gostam de receitar vitaminas...pois bem, faça o seguinte que é o que eu faria...eu tomo vitamina sempre, sempre tomei a vida inteira! tenho uma saúde ótima, nunca fico gripada, cabelo forte e tudo...compre essa vitamina sunvite platinum que está aqui nesse post, ou vitplex da nutrilatina, que estou tomando esse agora...tome sulfato ferroso separado, tome também ácido fólico e vitamina c...faça uma boa suplemetação, por uns 4 meses, depois faça exames de sangue, veja direitinho como está, se está sem anemia, coma bem, ai sim engravide...isso que aconteceu é que sua saúde está muito fraca...se quiser me mandar email é cibelelima1982@gmail.com te mando os links direitinho de marca de remédio, onde vc compra, porque aqui no comentário não dá pra colocar os links...aguardo seu contato! beijos

      Excluir
  4. Ola Cibele meu bebe tem 1 ano,mas e muito dificil de aceitar o ferro vou tentar de novo da o ultrafer que o medico passou e polivitaminico estava dando kaliamon kids mas vou voltar para o protovit..e vitamina c dou redoxon!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, se ele já tem 1 ano você pode dar o Clusivol, até falei dele aqui no blog e esse que dou para o meu filho atualmente e dei muito o neutrofer. Eu misturo na comida ou no leite. bjo

      Excluir
  5. Oi, Estou grávida de 6 semanas, meu médico só me receitou por enquanto o ácido fólico, vc saberia me dizer porque a maioria dos médicos só receitam o sulfato ferroso e outros complementos após o terceiro mês? Será que ja poderia começar com o Materna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar, bem vinda! Engraçado! eu tomei vitaminas desde o início, mesmo porque já tomava antes, sempre tomei a vida toda vitaminas...só que como estava grávida a minha médica mudou de sunvite que tomava antes para o materna...tomei ácido fólico, sulfato ferroso e materna a gravidez toda! dizem para tomar ácido fólico até os 3 meses, mas tomei durante a gestação toda! não tem problema algum, vc pode comprar e tomar! bjo

      Excluir
  6. Obrigada Cibele.. Vou tomar mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Minha bebé ta com 10 mês pesa 8e200kg faz duas semana q ela não quer comida de panela só o leite e quando ,ta dormindo que vitamina vc mim indicaria p dar p ela, obricada se vc puder mim ajudar beijos estou muito.preoculpada pois faz dois meses q ela ta com o mesmo peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você já levou ela ao pediatra? ele pode indicar a melhor forma de resolver...nessa idade eu ainda dava para o meu filho o protovit gotas que eu misturava no leite ou nas papinhas...como vc faz a papinha? cozinhe os legumes, batata, cenoura abóbora, com um temperinho leve, um pouquinho de azeite e sal...depois leve no liquidificador com 1 gema cozida, bata para formar uma sopinha cremosa. Ela come ovo já? somente a gema viu, clara ainda não pode...enfim, faça papinhas mais saborosas, às vezes vc está amassando ela não consegue engolir..eu sempre dei batida até 1 ano e pouco, depois ele começou a comer amassadinho e depois inteiro mesmo...a vitamina não pode dar a noite pq o bebê fica agitado e a melhor hora de absorção é na hora do almoço. Aí você pode ou misturar no leite que ela for tomar ou na papinha só no cantinho assim e dar as primeiras colheradas..leve ela no pediatra. Protovit é essa que mostrei aqui nessa postagem. Aí na bula indica quantas gotas vc deve dar por peso.

      Excluir
  8. olá meu filho teve alergia ,quando bebe ao protovit hoje ele tem 5 anos eu voltei a dar pra, ele teve a mesma reação alérgica, só que com complexo B.NÃO sei qual vitamina posso dar pra ele . vocês tem alguma opção muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana esse negócio de alergia é uma coisa séria..pode ser alérgico à alguma vitamina...melhor consultar o pediatra..hj eu dou yumi bears que é uma vitamina em forma de balinhas, até falei dela aqui no blog recentemente...bjo

      Excluir
  9. Olá, Estou grávida estou tomando materna e neutrofer fólico. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem vinda! Parabéns!
      Bom, não tem problema algum! tem mais que tomar mesmo!
      Eu tomei materna a gravidez inteira e depois do meu filho nascer nos primeiros meses, para me fortalecer porque estava amamentando...tomei ácido fólico a gravidez inteira e não só nos 3 primeiros meses e sulfato ferroso...mas acho que você pode tomar separado ou perguntar para a sua GO como é melhor..pq não sei direito a quantidade ideal de ácido fólico que tem que ser ingerida...mas tá certinho é isso mesmo...tome o neutrofer fólico pela manhã com suco de laranja somente e o materna antes do almoço!
      abraço e volte sempre!

      Excluir
  10. olá então a minha pergunta não tem nada a ver com o assunto mas eu resolvi perguntar se você puder me responder eu serei grata então é que eu contrair hpv . eu acabei engravidando e eu gostaria de saber se existe algum tratamento comigo estando gestante e se meu filho pode contrair a doença obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thifani, bom eu não sou médica! você deve procurar um médico! se você está grávida procure uma ginecologista para que acompanhar, para fazer o pré natal e com certeza ela vai saber te orientar. Tem que se tratar sim claro! porque é um risco! procure a sua ginecologista o quanto antes! abraço e boa sorte!

      Excluir
  11. Ola, estou gravida de 1 mes e alguns dias e fui ao ginecologista e eli me receitou tomar materna. E havia comentado sobre o acido folico mais não colocou na receita estou em duvida eu tomo ou não tomo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, obrigada pela visita! sim claro que sim! essencial até o terceiro mês, ele só pode ter se esquecido! eu tomei o materna e o ácido fólico até o final da gravidez!!!! beijo

      Excluir
  12. Olá, minha mulher esta grávida faz 3 dias e ela tá tomando neutrofer fólico.. Ela pode continuar tomando??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, acho que pode continuar tomando sim. Mas é bom ver com a GO dela. Eu tomei na minha gravidez o sulfato ferroso, o ácido fólico separadamente e o materna, que é uma vitamina específica para grávidas. Tomei isso tudo até o final! abraço

      Excluir
  13. Toda a família deverá tomar suplementos vitamínico, sulfato ferroso e vitamina c por tempo indeterminado?

    Grata, Patrícia😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia tudo bem? Então, na minha casa todos tomam. Eu sempre tomei desde nova e tomo até hoje. Meu filho toma o clusivol diariamente, eu e meu marido tomamos o sunvite platinum que falei no post. É importante tomar, ainda mais se tem uma alimentação restrita, pois nem sempre comemos tudo não é mesmo? Beijos

      Excluir
    2. Olá Cibele tem alguma vitamina que você indica para homens fumantes, pois pretendo engravidar e meu marido fuma demais e não pretende parar, agradeço se puder me ajudar

      Excluir
  14. Olá Cibele, sabe me dizer uma boa vitamina para o homem que é fumante, pois estou querendo engravidar e meu marido é fumante, e não quer parar de fumar, tem alguma vitamina que ajuda na proteção contra o cigarro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda tudo bem? Então, rs eu não sou médica, mas normalmente antioxidantes, como vitamina c são bons, mas nada que seja tão potente para combater o efeito do cigarro. O ideal seria ele parar pelo menos 1 tempo, o diminuir em prol de vocês poderem ter o bebê. Pois a saúde e esse sonho em primeiro lugar não é mesmo? Mesmo assim, compre um pharmaton para ele e tomar junto com a vitamina c efervecente todos os dias pela manha! beijos e boa sorte!

      Excluir
  15. oi bom dia!!! posso tomar materna sem estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, poder até pode, só que existem outras vitaminas muito boas, para quem não está grávida. A sunvite platinum por exemplo é excelente e tem os mesmos componentes! bjo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cinta modeladora: conheça os seus benefícios para o corpo e para a postura

Pulseira de prata masculina

Novas tendências de óculos escuros